Compreender a resiliência e a segurança de um território de vida: Uma ferramenta dedicada
Resiliência e segurança são aspectos cruciais da “saúde” geral dos territórios de vida. Resiliência diz respeito à sua capacidade de se recuperar de choques e danos. Segurança diz respeito à probabilidade de que o território de vida continuará a existir e prosperar.
O Consórcio TICCA desenvolveu uma ferramenta simples para ajudar as comunidades a autoavaliarem a resiliência e a segurança de um território de vida, com base em cinco elementos essenciais ou “pilares”:
- a força da comunidade guardiã;
- a conexão entre a comunidade e seu território de vida;
- o funcionamento da instituição de governança;
- o estado de conservação do território; e
- os meios de subsistência e bem-estar da comunidade.
Esta ferramenta dedicada pode ser usada como questionário para orientar uma ou mais discussões comunitárias.
A equipe facilitadora pode preencher o formulário eletronicamente (aqui) e salvar as informações. Para usar durante uma reunião, no entanto, pode ser mais prático imprimir a versão pdf da ferramenta (aqui).
As informações coletadas serão importantes para entender a situação atual e monitorar o progresso em direção ao futuro desejado pela comunidade. Para tanto, indicadores dos pilares de resiliência e segurança do território de vida devem ser identificados e monitorados ao longo do tempo [ver #Revisar e Renovar].
Sempre tenha em mente a necessidade de consentimento livre, prévio e informado e uso ético das informações da comunidade!