Lidando com mudanças na resiliência e segurança ao longo do tempo: Perguntas para discussão na comunidade
Os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades para a resiliência e segurança (consulte #Compreender) provavelmente mudarão com o tempo. Para ajudar a acompanhar essas mudanças, vale a pena identificar indicadores apropriados e monitorá-los ao longo do tempo. Por exemplo, como parte de suas discussões comunitárias, sua comunidade pode desejar identificar pelo menos um indicador significativo para cada um dos cinco principais “pilares” de um território de vida seguro e resiliente (consulte #Ferramenta de resiliência e segurança). Esses pilares são:
- a integridade e força da comunidade guardiã;
- a conexão entre a comunidade e seu território de vida ;
- o funcionamento da instituição de governança;
- o estado de conservação do território; e
- os meios de subsistência e bem-estar da comunidade.
Para cada um, você pode perguntar:
- Qual fenômeno, propriedade ou valor poderíamos medir ou avaliar para verificar se este “pilar” está mudando para melhor (ou para pior)?
- Como podemos medir ou avaliar isso, na prática?
- Quem poderia fazer isso? Alguém está disposto a acompanhar as mudanças? O que outras pessoas podem fazer para ajudar?
- Após quanto tempo devemos nos reunir novamente para discutir as mudanças?
Você pode baixar aqui exemplos de indicadores de resiliência e segurança de territórios de vida, que foram desenvolvidos para uso por comunidades guardiãs específicas. Cada comunidade deve desenvolver seus próprios indicadores, refletindo suas próprias circunstâncias: Exemplo de indicadores do TICCA – resiliência e segurança.