4
Reconhecendo-se como guardiã de um território de vida: Perguntas para discussão na comunidade
A equipe de facilitação pode oferecer as perguntas abaixo para ajudar a comunidade a fortalecer seu autoreconhecimento como guardiã de um território de vida. Isso pode ser feito antes, durante ou depois de uma discussão comunitária focada em desenvolver uma visão do futuro desejado.
- Está claro que algumas escolhas a serem feitas hoje – pelo governo, pelo setor privado, por outras comunidades ou por nós mesmos – afetarão significativamente o futuro de nosso território de vida e de nós mesmos? Temos algum exemplo de tais escolhas?
- Existem decisões básicas que a comunidade pode tomar hoje para afetar tais escolhas? Temos algum exemplo dessas decisões?
- Podemos nos imaginar no futuro como uma comunidade próspera agindo como guardiã de um território de vida próspero? Poderíamos estar vivendo bem, trabalhando e provendo nosso próprio sustento, ao mesmo tempo em que mantemos nosso território em condições favoráveis?
- O que isso significaria para a maneira como vivemos, trabalhamos e nos organizamos? Estamos prontos e dispostos a fazer isso?
- Estamos prontos para nos comprometer a apoiar essas escolhas, por exemplo, desenvolvendo e assinando um termo de compromisso, uma carta ou uma lista de princípios e critérios que estamos dispostos a seguir em nossa relação com o território de vida?
Uma excelente maneira de ajudar sua comunidade a ter uma visão do futuro desejado e tomar as decisões cruciais sobre isso é fazer com que alguns representantes viajem para ver o que aconteceu em outros territórios como resultado de escolhas e decisões feitas por outras comunidades, governos e outros. Quando seus representantes retornarem, eles compartilharão o que aprenderam, informarão outras pessoas e esclarecerão as prováveis consequências de suas ações.