Visão e Celebração

Um momento fundamental de qualquer processo de autofortalecimento é quando a comunidade se reconhece como guardiã de seu território de vida e se compromete coletivamente a manter esse papel no futuro. Este comprometimento pode parecer diferente para diferentes povos e comunidades, mas geralmente se concentra nas capacidades coletivas e na vontade de governar e administrar o território relevante.

O autorreconhecimento como um guardião da comunidade é frequentemente mais forte quando construído sobre (ou junto com) uma visão compartilhada para o território de vida. Algumas comunidades sentem que tal visão está implícita em suas crenças espirituais e estilo de vida, mas ainda acham útil torná-la explícita. Outros podem achar útil gerar, ou desenvolver ainda mais, e articular tal visão. Embora concordar com uma visão compartilhada não seja simples, esse objetivo pode frequentemente ser alcançado com uma facilitação sensível e tempo para discutir e avaliar as opções.

O momento de autorreconhecimento coletivo de sua comunidade pode culminar em um evento onde você afirmará uma visão do futuro desejado, se comprometerá com seu papel de guardiã e despertará seu entusiasmo e senso de unidade. Isso pode exigir uma quantidade substancial de organização prévia, desenvolvendo elementos de entendimentos compartilhados que podem levar meses ou anos para cultivar.

Em todos os casos, se e quando sua comunidade se reconhecer como guardiã do território de vida e se comprometer a continuar nessa função… o momento exigirá uma celebração ou outro evento apropriado!




Foto principal: © Ashish Kothari