Gerenciando um território de vida: Perguntas para discussão na comunidade
A “gestão” do território de vida engloba todas as ações realizadas para cuidar dele, bem como para mantêlo e usufruir dos benefícios dele. Isso geralmente inclui uma variedade de atividades, dirigidas e embasadas por decisões de governança, que incluem vigilância e aplicação de regras, colheita e cuidados com os recursos naturais e monitoramento e avaliação contínua dos resultados. As atividades de gestão / manejo são frequentemente estabelecidas e descritas em um plano de gestão (ou equivalente) que pode ser ajustado ao longo do tempo para responder às mudanças e lições aprendidas.
A gestão tem a ver com o que é feito para atingir objetivos específicos. Geralmente diz respeito a um conjunto de atividades e aos meios para realizá-las. Mais Informações!
Embora a #ferramenta de resiliência e segurança inclua algumas questões básicas sobre a gestão do território de vida, a equipe de facilitação pode desejar acompanhar a comunidade para ter uma discussão e compreensão mais aprofundadas sobre este importante tópico. As perguntas de orientação abaixo podem ajudar nesse esforço:
Plano de Gestão
- Existe um plano de gestão (escrito ou oral) implementado?
- O plano é totalmente embasado no conhecimento e experiência da nossa comunidade?
- O plano respeita as decisões e a visão da nossa comunidade para o território de vida?
- As atividades de gestão/manejo e seus resultados / impactos são monitorados?
- O plano de gestão está integrado com planos mais amplos (por exemplo, planejamento do uso da terra em nível municipal ou distrital) de uma forma que permita que as contribuições e necessidades do território de vida sejam reconhecidas e atendidas?
Capacidades humanas e técnicas
- Existem pessoas suficientes empenhadas na gestão do território de vida e – em particular – essas pessoas são capazes de aplicar as regras acordadas pela nossa comunidade?
- Eles possuem as habilidades e os equipamentos de que precisam para implementar o plano de gestão com eficácia?
- Se não, elas poderiam ser treinadas ou adquirir essas habilidades e equipamentos de outra forma?
Recursos e contribuições
- Atualmente estão disponíveis recursos e contribuições capazes de atender às necessidades de gestão do nosso território de vida?
– por exemplo, tempo de voluntariado, contribuições em espécie, infraestrutura (barco, carro, telefones celulares), financiamento? - A fonte desses recursos e contribuições é segura e sustentável?
- O que poderia ser melhorado com mais recursos ou recursos mais adequados?
Algumas comunidades guardiãs optam por não administrar seus territórios diretamente. Isso pode ser por razões técnicas, legais ou práticas. Em todos os casos, entretanto, a gestão efetiva direta ou delegada de um território de vida é necessária para que uma comunidade construa e mantenha sua autodeterminação sustentável. Assim, é importante compreender como se faz a gestão, incluindo os conhecimentos, competências e capacidades humanas e financeiras dos quais a gestão depende.